Páginas a descobrir...

sábado, 26 de março de 2022

Descobrir o Património Histórico de Odivelas

Memórias da nossa visita de estudo a Odivelas. Já sentíamos muita saudade de sair da escola; de passear... Descobrimos a História; o património histórico do nosso concelho. Visitámos a Igreja Matriz; o Padrão do Senhor Roubado; o Cruzeiro ou Memorial de Odivelas; o Mosteiro de S. Dinis; etc.

Odivelas é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa, região e sub-região da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 148 mil habitantes.
É sede do município de Odivelas com 26,54 km² de área e 148.156 habitantes (2021), subdividido desde 2013 em 4 freguesias; sendo assim um dos concelhos mais pequenos de Portugal, tanto em área — o oitavo menor, como em número de freguesias.
O município é limitado a nordeste pelo município de Loures, a sueste por Lisboa e a oeste por Amadora e Sintra. O município foi criado em 1998, em consequência da secessão de sete freguesias da então zona sudoeste do concelho de Loures.
A área do atual município de Odivelas foi afetada pelo fenómeno de sobreurbanização. Entre 1950 e 1970, a população da freguesia odivelense passou de 6 772 para 51 395 habitantes. O crescimento da povoação favoreceu a sua elevação ao estatuto de vila (1964) e, posteriormente, ao de cidade (1990), e finalmente foi criado o concelho de Odivelas em 14 de Dezembro de 1998 através da Lei n.º 84/98 de 14 de Dezembro (Artigo 1.º - Criação do município de Odivelas. Através do presente diploma é criado o município de Odivelas, com sede na cidade de Odivelas, que fica a pertencer ao distrito de Lisboa. Artigo 2.º - Constituição e delimitação. O município de Odivelas abrangerá a área das freguesias de Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada, a destacar do município de Loures, do distrito de Lisboa).
A partir de 27 de março de 2004, a cidade passou a estar ligada a Lisboa através da rede de metropolitano, com o prolongamento da linha amarela desde o Campo Grande, possuindo estações no Senhor Roubado e em Odivelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário